CRECI F-0696
CNAI 861
PESQUISAR
IMÓVEIS
Negócio
Tipo
Cidade
Bairro
Dormitórios
Valor

CONHEÇA CACOAL

História

 

Sua história começou com a chegada de Evandro Murilo a uma pequena vila indígena perto do centro de Rondônia, Murilo também foi o responsável por diversos acontecimentos, como por exemplo a primeira rede elétrica de Cacoal.

Em torno de 1920 chega à região para trabalhar como guarda-fios o paraibano Lucas Adriano Souza.
Este, membro da comissão de Rondon, adquiriu a área de terra às margens do Rio Machado onde construiu sua casa.


Crescimento demográfico

Porém, o povoamento de Cacoal só teve início na década de 70, com a chegada de vários imigrantes da região sul e sudeste do país como o Coronel Rafael Aniceto, dando origem ao povoado conhecido como Nova Cora-Coralina. Nesta mesma época, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) implantou o Projeto Integrado de Colonização, para orientar a sua ocupação, coordenando a distribuição de lotes e o assentamento dos colonos.

Em 1975 foi organizada a Primeira Casa de apoio de Cacoal, comandada por Lucas Souza Martins.


Emancipações

Em 1972 foi vendido a Ana de Porto Velho, e assim ficou até o ano de 1977, quando Ana foi desmascarada no municipio como contrabandista.

A partir de 1979 o governo do Território Federal de Rondônia Elegeu Rafael Aniceto como dono das terras do Nova Cora-Coralin

Área 3.793 Km²
População 78.675 hab.
Altitude média 555m
Latitude 200m
Clima Equatorial Am
Fonte: wikipedia

Geografia

Sua população, de acordo com o censo 2008 é de 78.263 habitantes. O município é movido principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, agropecuário e comércio. É um dos municípios mais prósperos do estado por sua sólida economia em expansão.

Cacoal está localizado na porção centro-leste do estado, na microrregião de Cacoal e na mesorregião do Leste Rondoniense.


Clima

O clima da região segundo Koppen, do tipo AM, corresponde às florestas tropicais com chuvas do tipo monção. Caracteriza-se por elevadas precipitações cujo total compensa a estação seca, permitindo a existência de floresta. Esse tipo climático domina toda a área, onde a temperatura média fica em torno de 24°C.

Cartas de isoietas anuais demonstram variações de precipitações anuais entre 1.750 e 2.750 mm. Os valores de umidade relativa apresentam isohigras entre 80% e 85%.

Hidrografia

O principal curso de água é o rio Machado, chamado mais adiante de rio Ji-Paraná, afluente do rio Madeira, pela margem direita. Fazem parte também da hidrografia deste município pequenos rios como: Tamarupá e Pírarara.

Fauna


A fauna da região de Cacoal é composta por animais de pequeno e grande porte como mamíferos, aves, répteis, peixes e muitos insetos.

Vegetação

A vegetação observada localmente no Município de Cacoal é do tipo savana, predominando, no entanto um tipo de transição entre floresta aberta e savana, dado o caráter típico da transição climática.

 

Clique sobre as fotos para ampliar



Av. Dois de Junho, 2469 - Centro
CEP 78976-025 - Cacoal - RO

sefrin@brturbo.com.br